1. O que são redes comunitárias de educação e pesquisa?

São redes voltadas para integrar as instituições de pesquisa, educação e desenvolvimento, por meio de uma infraestrutura de comunicação de dados dedicada. Uma das formas de integração da comunidade de educação e pesquisa em uma mesma região metropolitana consiste na implantação de uma infraestrutura baseada em fibras ópticas.

2. Quais as vantagens de adesão à Metrogyn?

A Metrogyn apresenta diversas vantagens em relação às formas convencionais de interconexão das instituições, além da sua integração física. Essa rede tem como um dos seus objetivos atender as necessidades de comunicação entre as instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento da região metropolitana de Goiânia, em condições de capacidade, desempenho, qualidade e custos que são difíceis e, em alguns casos até impossíveis, de serem disponibilizados por provedores comerciais de telecomunicações e de internet, provendo canais de comunicação de alta velocidade, de pelo menos 1 (um) Gigabit por segundo, necessários à colaboração entre tais instituições . Além dos benefícios locais, é possível ainda interconectar essas redes por meio de uma infraestrutura nacional, como o backbone da RNP, ampliando a capacidade de cooperação e troca de informações entre as redes.

3. Qual a contrapartida exigida para participação?

Para a consecução dos serviços de administração, operação e manutenção da METROGYN as instituições partícipes contribuem com recursos oriundos dos convênios de cooperação técnica e contratos de prestação de serviços estabelecidos estas instituições e a Universidade Federal de Goiás e se responsabilizam por realizar o lançamento da última milha, além de disponibilizar pessoal qualificado de seu quadro para representá-los nos comitês da rede.

4. Qual tecnologia será utilizada nas redes metropolitanas?

A premissa básica para o desenvolvimento do projeto da infraestrutura de rede consiste na utilização de fibras ópticas. Eventualmente, em situações específicas, poderão ser utilizados enlaces de rádio de alta-capacidade. A tecnologia escolhida para “iluminação” da fibra é a Gigabit Ethernet que permite atualmente atingir até 1Gbps em um par de fibras ópticas.

5. Qual o grau de segurança da rede de fibra óptica?

A fibra óptica não está sujeita a defeitos técnicos, problema usual em equipamentos de rádio. Contudo, o problema mais comum em uma infraestrutura óptica aérea, como a utilizada pela Metrogyn, é o seu rompimento eventual.

6. Como é feita a gestão, operação e manutenção da rede?

Para o acesso à MetroGyn, cada participante deve firmar instrumento bilateral com a UFG, e esta por sua vez, gerenciará os recursos financeiros de todas as instituições participantes, visando a administração, operação e a manutenção da infraestrutura de rede e a disponibilização do acesso.

7. Vou ter acesso à internet?

O acesso à MetroGyn será somente para troca de dados entre as instituições já conectadas, neste caso a instituição deverá providenciar um provedor de internet.