História

Atualizado em 27/03/17 15:19.

A Rede Comunitária de Educação e Pesquisa - Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da FINEP, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da ENP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infra-estrutura de fibras ópticas próprias voltadas para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.

A Rede Comunitária de Educação e Pesquisa da Região de Goiânia-GO - METROGYN - foi criada a partir de Memorandos de Entendimentos assinados entre as diversas instituições participantes, sendo os primeiros assinados entre 24/06/2005 e 27/07/2005, e tem por objetivo a integração das instituições de pesquisa e educação da região de Goiânia-GO, bem como a interligação com a rede global de pesquisa e educação via RNP visando assim a formação de uma rede metropolitana de alta velocidade na Região de Goiânia com infra-estrutura própria.

Fator determinante para a implantação da METROGYN foi o uso da infra-estrutura de passagens das Centrais Elétricas de Goiás - CELG que, por meio de um convênio firmado com a RNP e UFG, disponibilizou os seus postes para instalação dos cabos ópticos em troca do direito de uso de dois pares de fibras no backbone da rede.

Considerando os Memorandos de Intenções assinados entre as partes, em especial no que diz suas cláusulas primeira e quarta, faz-se necessário o estabelecimento de um modelo de prestação de serviços para a administração, operação e manutenção da METROGYN.

Ainda conforme o referido memorando, a criação de tal modelo compete ao Comitê Gestor da METROGYN que, em reunião realizada em 27/03/2008, definiu pela escolha da Universidade Federal de Goiás - UFG como entidade responsável pela Operação e manutenção da METROGYN. Esta entidade é responsável pela centralização de convênios de cooperação técnica e contratos de prestação de serviços ligados à administração, operação e manutenção da METROGYN, assumindo inclusive a responsabilidade pelo contrato de manutenção da infraestrutura de fibras ópticas.

O presente documento descreve os serviços de administração, operação e manutenção da METROGYN. Os mesmos serão mantidos com os recursos oriundos dos convênios estabelecidos entre as instituições participantes e a UFG. Estes serviços são constituídos de:

  • Compartilhamento de infra-estrutura (direitos de uso de postes), convênio firmado com as Centrais Elétricas de Goiás - CELG;
  • Manutenção preventiva e corretiva da malha de fibras ópticas no trecho de backbone sob responsabilidade da METROGYN e nos trechos de acesso de última milha, bem como dos concentradores ópticos, emendas e caixas de passagem e sangria, contratadas junto com empresa especializada;
  • Manutenção preventiva e corretiva de ativos de rede (computadores de concentração e de acesso), a ser contratada junto com o fabricante dos equipamentos ou terceiros por este credenciado para prestação de tais serviços;
  • A reserva financeira a ser construída para cobertura de despesas diversas não cobertas pelos serviços acima e para investimentos futuros, inclusive a atualização tecnológica da rede, a ser administrada pela UFG;
  • Gerenciamento integrado de rede e serviços da METROGYN, equipe a ser criada pela UFG.